MAMAS MASCULINAS (Ginecomastia)

Mamas Masculinas (Ginecomastia)

Por vezes, os homens também procuram por esse tipo de cirurgia, para corrigir um quadro conhecido como ginecomastia ou desenvolvimento excessivo de mamas. Mamas salientes em homens costuma ser um problema constrangedor e, portanto, tem recebido grande atenção da comunidade médica, inclusive com o aumento na procura pelo procedimento de redução. Ainda assim, muitos desconhecem a intervenção cirúrgica simples e os ótimos resultados que pode trazer.

Como é a cirurgia?

Antes de tudo, é preciso fazer uma avaliação das causas do aumento das glândulas mamárias para, posteriormente, decidir ou não pela cirurgia. Pode ser ginecomastia falsa, em que há apenas o acúmulo de gordura na região do peito, que pode ser corrido com uma lipoaspiração. Em casos de ginecomastia verdadeira, a glândula é realmente hipertrofiada, devendo ter parte retirada. Geralmente, a cirurgia é uma boa opção, por seus ótimos resultados e o impacto positivo que pode ter na vida do paciente. É feita uma pequena incisão na aréola para retirada do excesso de pele, de gordura, se necessário, bem como do tecido glandular. Dura de 2-3 horas, com anestesia local com sedação ou geral e proporciona resultados naturais.

Pós-operatório

Durante a recuperação, o paciente utiliza uma faixa de compressão sobre o tórax por cerca de 45 dias e fica em repouso por uma semana. Portanto, exercícios físicos e exposição ao sol devem ser evitados até a plena cicatrização. São também recomendadas massagens no local após 10 dias para que não haja acúmulo de líquidos e, assim, ajudar na recuperação.

Alguns pacientes apresentam tendência a quelóide, ou seja, o organismo continua a produzir células de cicatrização, formando uma cicatriz elevada e mais visível.

© 2018 DR. GINO DI DOMIZIO - Telefones: (19) 3876-4245/3545 e 3829-5090/Opção 2