RINOPLASTIA

Rinoplastia

Rinoplastia é o procedimento utilizado para correção de deformidades do nariz, de cunho meramente estético, por fraturas ou traumas, ou mesmo de disfunções, como dificuldades na respiração quando em conjunto com otorrinolaringologista, mais de um procedimento pode ser realizado no mesmo ato cirurgico. É um método muito procurado para harmonizar o nariz ao rosto, seja para aumentar ou diminuir, de acordo com os anseios do paciente.

Podem ser trabalhados o dorso nasal, reduzindo-o com escopro ou aumentando-o com enxerto de cartilagem ou material sintético; a ponta do nariz, trabalhando a cartilagem que a compõe; as narinas, por meio de incisões em sua parte inferior; e o septo, corrigindo-o em casos de desvio ou obstrução à respiração.

Como é a cirurgia?

Durante a cirurgia, a pele do nariz é separada do osso e da cartilagem interna para que possa ser melhor trabalhada pelo cirurgião. Os métodos variam de acordo com as necessidades do paciente, podendo ser realizado internamente, com incisões nas narinas, ou de forma aberta, quando o caso assim requer, em que a incisão é feita na parte inferior central do nariz, na columela, que separa as narinas. Ao final do procedimento, é utilizada um gesso plástico para fixar o novo formato do nariz.

Pós-operatório

No primeiro dia após a cirurgia, haverá certo inchaço no rosto, que poderá piorar nos 2 ou 3 dias seguintes. Pode haver dor no nariz ou dores de cabeça que podem ser controladas com medicamentos prescritos pelo médico. Além disso, nos primeiros dias pode ocorrer um leve sangramento nasal e o paciente pode sentir certo entupimento. Se houver tampão e tala, a remoção ocorre alguns dias depois da cirurgia, o que já retirará grande parte do desconforto do paciente. Porém, grande parte dos incômodos e sinais da cirurgia desaparece no decorrer de duas ou três semanas.

O resultado final pode levar alguns meses, devido a total cicatrização tomar mais tempo. Durante esse prazo, é recomendado que a exposição direta ao sol seja feita com parcimônia e com protetores solares. Atividades físicas também só podem ser feitas após a recuperação inicial e com moderação.

© 2018 DR. GINO DI DOMIZIO - Telefones: (19) 3876-4245/3545 e 3829-5090/Opção 2